top of page
Ícaro Vieira

como rodar valorant em pc fraco

Esse artigo está sendo feito para ajudar a comunidade de jogares de Valorant que tem um Desktop ou Notebook abaixo das recomendações mínimas para rodar o game.

Ok, mas já vamos logo dizendo que eficiência e qualidade gráfica não combinam com computadores mais fracos, então, isso quer dizer que abriremos mão de qualidade gráfica para poder ganhar desempenho. Se isso não te incomoda de forma nenhuma e você apenas quer ter a experiência de poder jogar a qualquer custo, é só seguir os passos abaixo.


Para este teste foi utilizado:


Laptop Dell Vostro 5470

Processador: i5-4200, 1.60GHz (4CPUs) 2.30GHz

Memória RAM: DDR3 de 4Gb

Vídeo Integrado Intel HD Graphics 4200


passo 1

Como vemos na imagem acima, esse é o primeiro passo e o mais básico para se começar e, assim como está sendo ilustrado, você deve desabilitar todas as opções que embelezam o jogo e colocar tudo no mínimo. Pronto, esse é o passo mais simples e, para aqueles que tem um PC mediano já deve ser o suficiente. Porém, como estamos falando de PC realmente mais fracos, vamos continuar.


Obs: Outra opção para ter melhor desempenho é tirar o jogo do modo de tela cheia e colocar em modo janela. Isso é uma decisão individual, pois varia de gosto pra gosto. Porém, por experiência própria, nessa máquina vimos que isso melhorou sim o rendimento em até 10 FPS a mais sem alterar mais nada além das configurações básicas já mencionadas.

Outra opção que pode ser considerada e de colocar o Windows em Modo de Jogo. Para isto, basta procurar por Barra de Jogo na pesquisa do próprio sistema e entrar no primeiro resultado que aparecer ao lado de uma engrenagem. Na janela que se abrirá, no menu a esquerda você verá a opção Modo de Jogo. Ative está opção e o sistema passará a dedicar mais recursos aos games quando estes estiverem sendo executados.


passo 2

Na área de trabalho aperte as teclas Windows + R para abrir o painel Executar, assim como na imagem ao lado. No painel digite: "%appdata%" (sem aspas) e aperte em 'OK'.

Em seguida abrirá a pasta de 'roaming' e você deverá voltar uma pasta clicando em appdata. Como podemos ver na imagem abaixo.

Neste ponto do processo basta ir abrindo as seguintes pasta:


Local > VALORANT > Saved > Config

Logo após isso você verá as seguintes pastas alfanuméricas:

Entre na primeira pasta e continue seguindo abrindo as pastas para finalmente encontrar um arquivo chamado GameUserSettings.

Clique com o botão direito do mouse no arquivo, selecione 'Abrir Com' e abra ele com o Bloco de Notas.

Dentro do arquivo, desça até encontrar as informações em destaque na imagem ao lado.

Obs: Estes códigos servem para determinar a qualidade em que o jogo estará rodando e, a primeira vez que você abrir o arquivo, ele estará configurado de forma padrão, porém, devemos colocar os valores como mostra o destaque da imagem, com quase todos em '0', com exceção dos valores referentes a resolução, que recomendamos não ficar tão baixo.


Como você pode perceber, estamos forçando o jogo a abrir abaixo das recomendações mínimas estipuladas pelos desenvolvedores, já que a qualidade de texturas e efeitos por exemplos, são jogadas a zero. Já na resolução, onde deixamos em 40.000000, significa que reduzimos para 40% da capacidade e está é a configuração mínima que recomendamos utilizar, mas você pode ir fazendo alguns testes e mudanças para saber como sua maquina se adapta a cada uma delas. Não esqueça de salvar suas alterações para que elas tenham efeito no jogo e de sempre colocar o arquivo em modo de Somente Leitura, clicando com o botão direito do mouse sobre ele, indo até 'Propriedades' e selecionando o atributo correspondente como mostramos na imagem abaixo. Após, clique em 'Aplicar' e depois em 'OK'.

Agora você deve repetir o procedimento nas duas pastas alfanuméricas seguintes em Local > VALORANT > Saved > Config. no final, sempre salve o arquivo e coloque ele em modo de somente leitura, pois caso você não faça isso, o Valorant irá reconfigurar para o padrão assim que iniciar o jogo e todo seu trabalho não será aplicado.


passo 3


Esse terceiro passo pode variar de cada máquina e consiste em desligar todas as opções que possam forçar o trabalho do vídeo onboard. No área de trabalho clique como botão direito do mouse e selecione Propriedades Gráficas. Para a Intel Graphics, na tela de opções que abrir, escolha a opção "3D" e marque tudo exatamente como na imagem acima.


Resultado


Se você seguiu todos os passos até aqui provavelmente o desempenho do jogo em sua maquina deve estar bem melhor. No caso do nosso PC de teste o game saiu dos sofridos 30 FPS para a casa dos 80 e até 160 em modo livre. Mas para evitar quedas de quadro e engasgos por superaquecimento, travamos em 70 FPS e o desempenho se mostrou bastante estável. Segue a imagem abaixo para que possam conferir como ficou a qualidade gráfica.

É isso aí galera, agora é só jogar e ser feliz sem dar Rage Quit das partidas porque ficou puto com o colega de time. Bom game a todos.

Comentarios


bottom of page