Opinião: Meias Respostas de Joe Ziegler
Em um vídeo divulgado pelo canal oficial no Twitter e no YouTube (que você pode ver clicando aqui), Joe Ziegler, Diretor de Jogo da Riot Games responsável por Valorant, respondeu algumas dúvidas, e deixou outras em aberto, sobre quais os planos futuros para novos mapas no game. Segundo o diretor, o planejamento inicial era lançar um novo mapa no início de cada episódio, mas eles resolveram adiantar as coisas com o Icebox, pois notaram que o jogo precisava de mais diversidade estratégica antes do primeiro First Strike, que ocorrerá em diversos países em dezembro.
No breve vídeo, Joe explica que os primeiros mapas foram feitos visando mostrar as complexidades do jogo, para dar a chance aos players de explorar estratégias e usar os diversos poderes dos agentes de formas variadas, e que o plano para novos mapas é trazer novos jeitos de jogar, forçando os profissionais (e quem sabe os jogadores casuais também) a não se acomodarem em suas estratégias, e Icebox seria um bom exemplo disso, já que traz um conceito de verticalidade e combates a curta e longa distância diferentes do que temos nos demais mapas (e isso é uma grande verdade).
Joe ainda falou sobre a possibilidade de abrir um modo de criação de mapas para a comunidade, mas ele foi enfático com a resposta deixando claro que tal ferramenta levaria anos de desenvolvimento e apesar dele ver a importância disso, tal funcionalidade não é tratada como prioridade pela equipe que ainda trabalha de casa devido a pandemia. Ele ainda comentou que há planejamento para que cada mapa faça sentido no mundo criado por eles em Valorant, e que talvez esse modo de criação fosse fugir disso.
O que mesmo depois do vídeo feito pelo diretor ainda ficou nebuloso, é se teremos ou não um novo mapa no início do episódio 2, ou se os planos mudaram e novos mapas serão lançados só no fim dos episódios como aconteceu com Icebox; Minha opinião é de que isso poderia atrapalhar os campeonatos, principalmente o oficial que ocorre no final do ano, já que as equipes teriam pouco tempo de adaptação que poderiam tornar os jogos feios e pouco interessante ao público. Outra possibilidade é a de que nenhum mapa seja lançado durante o próximo episódio, visando arrumar o cronograma ao planejamento inicial, mas esta parece ser uma possibilidade remota.
Outro problema de lançar mapas tão perto de campeonatos importantes é otimização (ou a falta dela) como aconteceu em Icebox, com diversas pessoas tendo problemas com o mapa, forçando a equipe de desenvolvimento a correr atrás de mudanças pontuais, que ainda não solucionaram todos os problemas relatados, em um ritmo acelerado devido aos prazos apertados para se ter o mapa "pronto" antes dos compromissos oficiais.
Comentários